Clarissa Diniz

Textos de Clarissa Diniz para Revista Tatuí
Revista Tatuí 00

Escrevendo como nós, mas falando por mim

Texto de Clarissa Diniz na edição 00

Fábula e pessimismo Contrastando com a fábula oficial construída acerca da arte brasileira dos últimos anos, em que os personagens surgem a caminho de um final feliz, as conversas por aqui se deram a partir de impressões muito diversas. O lugar de onde falamos, nossas preocupações e os interesses daqueles a quem servimos são outros […]

Revista Tatuí 00

Notas sobre a minha geração

Texto de Ana Luisa Lima, Clarissa Diniz, Maicyra Leão, Yuri Firmeza na edição 00

A minha geração? – A nossa geração, amor. De fato soa um tanto áspero, intragável até. Mas que geração? A da primeira década de 2010? Que virará história? E quem irá contá-la? A partir de que paradigmas? – Comece, amor. A minha geração caricaturada, a minha geração lipoaspirada, a minha geração bottox, a minha geração […]

Maio de 2009

Texto de Clarissa Diniz, Ricardo Basbaum na edição 07

Clarissa: No Brasil, assim como em outros países, as décadas recentes têm se caracterizado por um grande e coletivo esforço de constituição e reconhecimento de um campo para a arte. Tal processo se evidencia no adensamento institucional e de mercado, na profissionalização do artista, no surgimento da figura do curador, dentre outros aspectos. Muitos de […]

Ambiguar [1]

Texto de Clarissa Diniz na edição 14

[1 – Os parágrafos que se seguem devem ter tido suas primeiras contrações em 2009, numa noite recifense em que, havendo tomado emprestado o livro Arte brasileira hoje (org. Ferreira Gullar), Vitor Cesar e eu lemos juntos o Brasil Diarreia de Oiticica. Ainda que ambos já tivessem lido o famigerado texto, parece-me que foi apenas naquela leitura a dois […]

Revista Tatuí 13

Cruza como devoração

Texto de Clarissa Diniz, Cristiano Lenhardt, Pablo Lobato na edição 13

Com Yuri Firmeza, Pierre Clastres, Oswald de Andrade, Eduardo Viveiros de Castro, Ludwig Wittgenstein, Hélio Oiticica, Giorgio Agamben, Sigmund Freud, Paul Valéry, Jacques Ranciere. Beijo de maçã Permitir o risco da reciprocidade: eu confio em você, mas talvez eu não seja de confiança. Amor pelo outro não é mantê-lo a salvo. Tampouco é devorá-lo para […]

Revista Tatuí 12

Partilha da crise: ideologias e idealismos.

Texto de Clarissa Diniz na edição 12

Isto que escrevo é como pensar alto e junto. Pois não é de hoje que certas experiências da arte me intrigam e – na mobilização que geram – me põem outra vez em dúvida. Testa franzida diante daquilo que me seduz, ao passo que aponta para algo que incomoda, convoco novamente as investigações do Grupo […]

Revista Tatuí 11

[LADO B] “I’m lovin’ it”

Texto de Clarissa Diniz na edição 11

McAlterDonalds’ Art? O curador Nicolas Bourriaud, em seu Altermodern Manifesto (2009), proclamado – não pouco sintomaticamente – a partir da Tate Britain (Londres), após linhas apologéticas à diversificação e negociação cultural global, deduz que o “artista se torna um ‘homo viator’, um protótipo do viajante contemporâneo cuja passagem por entre signos e formatos refere-se a […]

Revista Tatuí 08

Monocromia amarela

Texto de Clarissa Diniz na edição 08

Assim como a geografia não se constitui apenas pela paisagem ou pelos objetos no espaço, também a arte não se faz somente de objetos-obras de arte. Como lembra Milton Santos, para uma análise mais complexa e generosa de ambos os campos, é preciso “realçar a inseparabilidade entre objeto e ação”, tomando-os em conjunto. É preciso, […]

Revista Tatuí 08

Aos leitores

Texto de Clarissa Diniz na edição 08

“Incoerente” e “irregular” são alguns dos adjetivos que muito ouvi acerca da 7ª Bienal do Mercosul – Grito e Escuta. Ainda que compreenda o contexto no qual foram colocados, e mesmo que pessoalmente me tenha sido mais fácil listar obras de que desgostei do que o oposto – aquelas que me entusiasmaram –, pensar na […]

Revista Tatuí 06

boletim de ocorrências ou antecedentes de a Caroline Pivetta

Texto de Clarissa Diniz na edição 06

06:10     Numa cidade de interior, falsificação da pintura O Grito é deixada na porta do Museu de Arte Contemporânea local. Diretor da instituição procura perito para avaliar sua autenticidade. Esperança. 08:50     Edital nacional exige submissão de portfólios e projetos a partir da utilização de pseudônimos. Apenas artistas reconhecidos são premiados. Jovens artistas ironizam a exigência. […]

Revista Tatuí 06

Ordem do dia: pensar a mim, pensar a Tatuí, pensar a ponto de não saber mais o que estou pensando…

Texto de Clarissa Diniz na edição 06

Ordem do dia: pensar a mim, pensar a Tatuí, pensar a ponto de não saber mais o que estou pensando…  [1 – Este texto nasceu de um conjunto de reflexões que foram parcialmente apresentadas nos eventos Fora do Eixo – Precipitações (Brasília, dezembro de 2008) e Seminário Criação e Crítica (Vitória do Espírito Santo, março de […]

Revista Tatuí 05

SEMENTES E URUBUS

Texto de Clarissa Diniz na edição 05

o ‘passado’ como espaço estético vivenciável para além dos tempos Se o começo do século XX, em seu estágio específico de modernização, infiltrou nos artistas um desejo pelo futuro, uma sedução pela máquina e um pensamento utópico, o princípio do século XXI se apresenta de forma diversa, despertando uma onda de interesse que se debruça […]

Revista Tatuí 04

Que relações você percebe entre arte e coerência?

Texto de Artur Barrio, Clarissa Diniz na edição 04

R. A CERTEZA de que o trabalho, passado o estágio mental/reflexivo não depende mais do processo físico/criativo, e é dado como terminado no tocante à minha participação……………………….. Artur Barrio [Rio de Janeiro, 21 de Setembro de 2008]   Os pensamentos que seguem são trechos extraídos de uma troca espontânea e calorosa de e-mails, ocorrida em […]

Revista Tatuí 04

TEIMOSIA BIO-CULTURAL

Texto de Clarissa Diniz na edição 04

Já faz algum tempo que, sobretudo nos Estados Unidos, tem se dissipado com espantosa força uma concepção criacionista de vida outrora ‘cientificamente’ descartada do leque das teorias explicativas da ‘origem’ e do ‘destino’ dos seres e seus ecossistemas. Esta retomada de um modelo essencialista de mundo – pautado na concepção platônica de formas ideais e, […]

Revista Tatuí 01

Tolice

Texto de Clarissa Diniz na edição 01

A mostra Se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come não é apenas um ambiente em si como, também, criou um ambiente em mim. Nele, uma sensação de que algo está inconcluso, sensação de suspensão. Meus movimentos dentro dela situaram-se sempre de um lado e de um lado outro – seu teórico oposto […]

Revista Tatuí 01

Muito além de boas risadas

Texto de Clarissa Diniz na edição 01

Nesse SPA 2006, o Carro da Cerveja de Maurício Castro apresentou a “performance” Gênese da Caipirinha Contemporânea, e representou, no evento, um “tipo” de arte (“tipo” como sinônimo de “modo de ser”) cada vez mais comum, acredito eu, na arte de Pernambuco. Tenho tendido a chamar essa arte de GREA, mas que fique muito claro […]

Revista Tatuí 01

Maycira

Texto de Clarissa Diniz na edição 01

Algumas delicadezas já nascem escondidas e parecem querer morrer assim. Dói imaginar essa fuga de doçuras; dói a responsabilidade de ter que aguçar nossas sensibilidades todas em busca da captura dessas coisas fugidias… Hoje foi um desses dias que começou com a marca de tal responsabilidade mas que findou com a alegria e o encantamento […]

Revista Tatuí 03

Vaidade e Resistência

Texto de Clarissa Diniz na edição 03

O funcionamento dos sistemas sociais sempre me chama a atenção e, dentre esses, me preocupa — às vezes muito — a dinâmica do sistema de arte. Composto por artistas, críticos, curadores, museus, galerias, centros culturais, revistas, universidades, imprensa, etc., o sistema de arte apresenta — como qualquer outro — a intenção inata de manter-se conservado […]

Revista Tatuí 03

E pancadaria que é bom, nada!

Texto de Clarissa Diniz na edição 03

Nunca vi tanta arte meiga, terna, afetuosa, carinhosa, amável, afável, bondosa e suave junta! É tanta delicadeza que irrita. Faz enjoar a palidez de obras que, almejando cultivar boas energias, contentam-se com ínfimas graciosidades e abstêm-se do que realmente interessa. Em nome da poesia que alguns artistas julgam ter a arte contemporânea bandonado, tem-se produzido […]

Revista Tatuí 03

Do que não passa

Texto de Clarissa Diniz na edição 03

Será que, no contexto de um SPA de duração expandida, os artistas especialmente se interessaram pela questão do tempo? Uma hora e meia Com as madeixas circundadas por pedras de gelo, João Manoel Feliciano espera. Aguarda, em seu lento silêncio, a liquefação do que então é pedra. Sua performance Crystallus Capillus parece metaforizar a tendência […]

Revista Tatuí 02

Expedição Paulista

Texto de Clarissa Diniz na edição 02

Primeiro dia de 27ª Bienal de São Paulo, muita reserva de energia para ser gasta no árduo processo de “ver” uma bienal, curiosidade à flor da pele e…  de repente: “olha, uma “ponte” atravessando os vidros do prédio!”. Trabalho do Atelier Bow-Wow que, segundo informava a entrevista concedida a Ana Elena Mallet para o catálogo […]

Revista Tatuí 02

Transparências e incandescências num Pátio de São Pedro

Texto de Clarissa Diniz na edição 02

Agradeço a Moacir dos Anjos pela generosidade e contribuição na elaboração deste texto.   delongadamente Temos, no trabalho A vida [somente no Pátio] modo de usar, de Elida Tessler, uma urgência pelo contexto que, desde a arte moderna, tem se tornado necessário como fonte de sentido para vários trabalhos de arte. Assim, falar desse trabalho […]

Colaboradores