Ana Luisa Lima

Textos de Ana Luisa Lima para Revista Tatuí
Revista Tatuí 00

Curtos circuitos: uma política de (re)posicionamentos

Texto de Ana Luisa Lima na edição 00

“O que importa é trabalhar com o conteúdo do fenômeno, ao invés de ficar preocupado com o destino da palavra.” (Milton Santos, 1997 em entrevista para o jornal O Tempo) Pela necessidade, impulsivamente humana, de querer entender todos os processos de maneira lógica, é que se insiste em fazer a palavra-significante dar conta da imensidão […]

Revista Tatuí 00

Notas sobre a minha geração

Texto de Ana Luisa Lima, Clarissa Diniz, Maicyra Leão, Yuri Firmeza na edição 00

A minha geração? – A nossa geração, amor. De fato soa um tanto áspero, intragável até. Mas que geração? A da primeira década de 2010? Que virará história? E quem irá contá-la? A partir de que paradigmas? – Comece, amor. A minha geração caricaturada, a minha geração lipoaspirada, a minha geração bottox, a minha geração […]

Nova Subjetividade: o esboço de uma possibilidade

Texto de Ana Luisa Lima na edição 07

Antes de mais nada gostaria de distinguir qual tipo de discussão estou participando. Embora me anime pensar sobre o caráter ontológico da arte, acredito que em termos práticos aqui não cabe discutir a distinção: arte e não-arte; sobretudo diante da possibilidade da arte enquanto antiarte como coisa assentada. Minhas reclamações acerca da arte contemporânea têm […]

Num trem pras estrelas*

Texto de Ana Luisa Lima na edição 14

“Tudo era suficientemente real na medida em que ocorreu publicamente; nada havia de secreto ou misterioso sobre isso. E no entanto não era em absoluto visível para todos, nem foi tão fácil percebê-lo; pois, no momento mesmo em que a catástrofe surpreendeu a tudo e a todos, foi recoberta, não por realidades, mas pela fala […]

Revista Tatuí 12

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Texto de Ana Luisa Lima na edição 12

Imagem1: No tempo que se chama presente a personagem 1 reencontra uma caixa de madeira que contém uma carta e um diário. Imagem2: Da primeira leitura da carta e do diário ao tempo q u e se chama presente passaram-se 48 anos. Imagem3: A carta e o diário foram escritos pela personagem 2. Imagem4: O […]

Revista Tatuí 11

[LADO A] cartas. do deslocamento espaço-emocional

Texto de Ana Luisa Lima, Mayra Redin na edição 11

Olinda, quatro de setembro de 2010. Querida Ma, Ultimamente, não tenho dado conta do excesso de cansaço que tem me tomado. Não são raros os momentos que me pego pensando em Terra UNA [1 – Ecovila localizada na Serra da Mantiqueira – MG que promoveu o Prêmio Interações Florestais 2010 de residência artística com o […]

Revista Tatuí 11

[LADO A] carta. do deslocamento subjetivo pela experiência estética

Texto de Ana Luisa Lima na edição 11

São Paulo, quatro de outubro de 2010. Querida amiga, Nunca vislumbrei o desejo de voltar – considerando que fosse possível caminhar pela mesma estrada tal qual era quando a percorremos juntas naqueles dias. Meu olhar de volta, nostálgico, não é vontade de reconstrução daquelas situações, mas necessidade de (re)aconchegar aquelas lembranças num lugar seguro. Porque […]

Revista Tatuí 11

[LADO B] cartas. do deslocamento político-espacial

Texto de Ana Luisa Lima, Mayra Redin na edição 11

Belo Horizonte, quinze de outubro de 2010. Querida, Nesses dias estive às voltas com aspectos sobre deslocamento que me ocorreram agora há pouco, enquanto transito por tantos lugares ininterruptamente nesse último ano. Daqui, ainda vou ao Rio de Janeiro, passo brevemente em Olinda, depois Fortaleza, alguns dias em Recife e retorno a São Paulo; de […]

Revista Tatuí 08

“Você é Macunaíma Colorau?”: um debate ético-estético

Texto de Ana Luisa Lima na edição 08

O debate ética/estética é, provavelmente, o mais antigo da história da arte. Dentre os pensamentos cultivados na Grécia antiga, alicerce do conhecimento ocidental, a ideia de Beleza não era autônoma, mas estava, sobretudo, ligada aos ideais de justiça, bondade e virtude. Quando foi perguntado, por exemplo, para o oráculo de Delfos, sobre como deve ser […]

Revista Tatuí 06

Sobre práticas e pensamento

Texto de Ana Luisa Lima na edição 06

De seis a nove de março do ano passado aconteceu, em Recife, o seminário de curadoria Panorama do Pensamento Emergente (PPE). Treze jovens curadores brasileiros foram convidados para a ocasião e compuseram quatro mesas de debate temáticas, que foram agrupadas em áreas de atuação tais como: academia, mercado editorial, ambiente institucional e projetos independentes. Cada […]

Revista Tatuí 05

Pretérito (im)perfeito

Texto de Ana Luisa Lima na edição 05

O modernismo, marcado pelo pós-guerra, se caracterizou por uma vontade construtivista, não necessariamente positiva, mas que agia em busca de reverberações para o futuro. O que marcou os movimentos de vanguarda são os pensamentos e posturas assumidos. Neste sentido, os artistas, enquanto produtores simbólicos, estavam intrinsecamente ligados a um pensando acerca daquele modus social ao […]

Revista Tatuí 04

AS DESVENTURAS DA COERÊNCIA

Texto de Ana Luisa Lima na edição 04

Há muito, a procura por coerência na trajetória de um artista é praxe. Coerência tornou-se moeda de valor nos negócios do mundo da arte. A repetição formal e a insistência dos mesmos assuntos acabam assegurando a permanência dos mesmos nomes dentro desse sistema – complexo pela especulação e miríade de instituições e agentes, mas, superficialmente […]

Revista Tatuí 04

Recife, 12 de novembro de 2008

Texto de Ana Luisa Lima, Jesus Vázquez na edição 04

Ana Luisa Lima Como é que a filosofia poderia pensar sobre a coerência na arte?, se é que há uma coerência ou necessidade dela. Ou a arte, por si mesma, é incoerente? Como poderia se dar essa relação? Você acha que há uma coerência na arte, no fazer artístico, no ser artista? Jesus Vázquez Um […]

Revista Tatuí 01

O futuro do pretérito

Texto de Ana Luisa Lima na edição 01

Com antecipação sobre o dadá, o futurismo inventou as noitadas provocatórias, as manifestações escandalosas, as bofetadas no gosto público. Como aquele bichinho que empresta o nome a nossa fanzine, eu queria imergir. Primeiro dia de SPA; eu estava sedenta para… De repente o carro branco; saem de dentro pessoas caricatas – jurei ver um novo […]

Revista Tatuí 01

Cinema

Texto de Ana Luisa Lima na edição 01

Cinema por se tratar de projeções de vídeos em grande escala. Vertical pela direção e formato retangular longilíneo – quatro imagens postas – uma seguida da outra -, vindas de quatro projetores diversos. O cinema foi projetado na parede de um prédio situado na Conde da Boa Vista,uma das avenidas principais de Recife que leva […]

Revista Tatuí 01

Tudo o que é sólido se desmancha no ar

Texto de Ana Luisa Lima na edição 01

Pânico: sentimento constante aos que se detinham a observar Flávia Pinheiro. O primeiro movimento: com um pote de vidro em mãos cheio de trigo, ela fez na Rua da Aurora – em horário de trânsito intenso (carros e ônibus) – uma linha branca de um lado a outro. O segundo movimento: repetiu o trajeto um […]

Revista Tatuí 03

Assombração 

Texto de Ana Luisa Lima na edição 03

Tenho andado bastante preocupada quanto aos rumos da nossa arte pernambucana. Pessoas mandam projetos para participar do SPA (e conseguem aprová-los) como se estivessem concorrendo a uma vaga para o Big Brother. Parece-me que há um grande equívoco — que o discurso da arte contemporânea vulneravelmente colaborou para (por ser uma arte que se utiliza […]

Revista Tatuí 02

Rodrigo Braga

Texto de Ana Luisa Lima na edição 02

Descobri um dia desses, ou tão somente, consegui, por fim, admitir a minha arrogância. Criatura falante que sou, sempre tive opinião sobre tudo, ainda que, esporadicamente, junto a essa houvesse uma ressalva explícita de que poderia mudar de opinião. Talvez a salvação da minha alma esteja na arte. Nada mais me constrange tanto do que […]

Revista Tatuí 02

Bruno Vilela

Texto de Ana Luisa Lima na edição 02

(…) o sentido de uma imagem não está somente e nem primordialmente na própria imagem. Nenhuma imagem carrega sentido em si mesma. O que dá sentido a qualquer imagem é a sua relação com o espectador que a olha e não obrigatoriamente o que ela retrata ou mostra. Paulo Menezes – USP em A constituição […]

Revista Tatuí 02

Certifique-se

Texto de Ana Luisa Lima na edição 02

Vejo que a dificuldade de muitos em fruir uma obra de arte é a ansiedade por total compreensão. Já vi quem chamasse algumas obras de arte pouco inteligentes porque lhes foram vedado o caminho imediato. Ora, pouco inteligente não seria preferir a exatidão, o caminho finito? Quanto a mim, prefiro o percurso continuado e em […]

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