Revista Tatuí

Clique para imprimir

www.revistatatui.com.br

boletim de ocorrências ou antecedentes de a Caroline Pivetta

Escrito por Clarissa Diniz

06:10     Numa cidade de interior, falsificação da pintura O Grito é deixada na porta do Museu de Arte Contemporânea local. Diretor da instituição procura perito para avaliar sua autenticidade. Esperança.

08:50     Edital nacional exige submissão de portfólios e projetos a partir da utilização de pseudônimos. Apenas artistas reconhecidos são premiados. Jovens artistas ironizam a exigência.

09:21     Diretor de museu, também artista, apresenta seu trabalho em mostra individual na instituição que administra. Não são feitos questionamentos.

10:00     Salão divulga premiados em seu website. Já no aeroporto, a caminho da cerimônia de premiação, artista é informado que a organização do evento cometeu erro na publicação do prêmio. Ele passa muito mal.

11:15     Com o objetivo de perpetuar “estilo” inventado, artista pergunta a grupo de críticos como fazer para criar uma “escola” e ter “seguidores”. O silêncio toma o recinto.

14:30     Em palestra, curador afirma ser “o centro do sistema da arte”. Artistas demonstram indignação.

16:03     Com argumento de perda de autonomia, crítico se incomoda com a presença de colega de mesma procedência regional em comissão de seleção. Reserva de mercado.

16:11     Programa nacional de formação em arte realiza curso de história da arte contemporânea em pequena cidade. Grande parte dos artistas naives do local abandonam suas poéticas e passam desesperadamente a fazer anacrônicas instalações. Efeito colateral.

16:23     Publicação de crítica de arte desiste de por em debate gestão de museu por temer retaliação de seu gestor. Covardia.

17:50     Instituição erra cálculo na pontuação de projetos submetidos a edital nacional e deixa de premiar artista que havia sido unanimidade da comissão julgadora. Membro da comissão o parabeniza pelo prêmio, percebe-se o erro e este é corrigido a tempo. Sorte.

18:07     Num seminário, reconhecido curador, localizado entre o público, envia bilhete a jovem curador participante de mesa de debate incitando-o a provocar outro curador reconhecido presente na mesma mesa. À noite, umingênuo encontra o bilhete no chão de um bar. Decepciona-se.

19:13     Crítico voluntariamente organiza sessões de leitura de portfólios. Ao folhear portfólio de jovem artista, diz-lhe enfaticamente que jamais “apostaria” nele. No mês seguinte, participa de comissão que o seleciona para realizar exposição. Mudou de ideia.

20:31     Com o argumento de sempre preferir “as conversas em petit comité”, curador encerra caloroso debate entre convidados e um entusiasmado público.Distinção social.

21:10     Patrocinadora de Salão pede a curador geral que retire prêmio aquisitivo de artista cuja obra aludia à prostituição. Ela o fora.

boletim de ocorrências ou antecedentes de a Caroline Pivetta / Escrito por Clarissa Diniz / Revista Tatuí Edição 06 / www.revistatatui.com.br